E por isso, preparamos este post, contando algumas histórias que ocorreram durante os 81 anos de prêmio.
E rolou muita coisa durante esses anos: prêmios não presentes, artistas se "exibindo",erros e etc.
Confira, as curiosidades do OSCAR:
- A neozelandesa Anna Paquin, premiada como Melhor Atriz Coadjuvante de 1994, teria problemas para assistir ao filme de que participou, O piano, em seu país. Ele é proibido para menores de 16 anos. Na ocasião em que recebeu o prêmio, ela estava somente com 11.
- O primeiro dos 2 empates da história do Oscar aconteceu na categoria de Melhor Ator, em 1932. Wallace Beery (O campeão) e Fredric March (O médico e o monstro) dividiram o prêmio. Como o resultado foi imprevisto, a Academia tinha um Oscar a menos para a cerimônia. Mandaram um emissário buscar outra estatueta às pressas. Em 1969, Katharine Hepburn (O leão no inverno) e Barbra Streisand (Funny girl, a garota genial) também empataram na categoria de Melhor Atriz.
- Geroge C. Scott (Patton) se recusou a receber o Oscar em 1971 por não concordar com o caráter de competição imposto pela Academia. Em 1961, ele já havia pedido que retirassem seu nome da lista de indicações.
- Na cerimônia de 1964, a atriz Rita Hayworth estava tão nervosa que, ao anunciar o prêmio de Melhor Diretor, errou o nome de Tony Richardson (As aventuras de Tom Jones). Para azar de Rita, ainda perderam o envelope especial com letras grandes para que ela pudesse disfarçar a miopia.
- Geraldine Page, Melhor Atriz em 1986 (Regresso pra Bountiful), demorou alguns bons segundos para se levantar da poltrona e se dirigir ao palco. Mas não foi por causa da emoção. Ela não conseguia encontrar seus sapatos embaixo da poltrona.
- Quem roubou a cena na cerimônia de 1992 foi Jack Palance. Ele comemorou a vitória como Melhor Ator Coadjuvante (Amigos, sempre amigos) fazendo flexões com um só braço pra mostrar que ainda estava em forma.
- A categoria Melhor Filme Estrangeiro só foi criada em 1947, 19 anos depois da primeira edição do Oscar. Naquele ano, o filme italiano Vítimas da Tormenta levou a estatueta. A Costa do Marfim já ganhou o prêmio por Black and White in Color, em 1976.
- A Academia escolheu o ator Chris Rock para apresentar a edição de 2005 do prêmio. Mas ele quase perdeu o posto depois que declarou em uma entrevista que a cerimônia era um desfile de moda e que apenas homossexuais assistiam à festa pela TV. Os produtores do espetáculo só não o demitiram porque consideraram os comentários "humorísticos".
- Em 2005, a Academia fugiu às normas e convidou 112 artistas e executivos para se tornarem membros votantes do Oscar. Na verdade, só é permitido chamar 30 nomes por ano. Contudo, os organizadores da premiação resolveram aumentar o número de vagas porque muitos antigos votantes morreram ou se aposentaram.
- As estatuetas de Melhores Ator e Atriz Coadjuvante só surgiram em 1945; antes disso, os ganhadores recebiam uma placa comemorativa.
- No dia 10 de março de 2000, foram roubadas 55 estatuetas do Oscar de um depósito em Miami, nos Estados Unidos. Elas foram aparecer poucos dias depois em Los Angeles, a 43 mil quilômetros de onde foram roubadas. As estatuetas foram encontradas por Willie Fulgear, um catador de lixo da cidade, que achou 53 dos prêmios roubados próximos a uma lata de lixo. Como recompensa pela devolução, ele recebeu um cheque de 50 mil dólares e foi à cerimônia do Oscar com o filho de smoking e limusine. Os dois assistiram à premiação como convidados especiais.
- Rachel Weisz mantém seu Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante guardado no banheiro de casa. "É o maior cômodo da minha casa e eu adoro meu banheiro. Além disso, não é todo mundo que entra lá", justifica a atriz. O Oscar de Rachel está em seu banheiro desde 2006, quando foi premiada pela atuação no filme "O Jardineiro Fiel", do diretor brasileiro Fernando Meirelles.
0 comentários:
Postar um comentário